quarta-feira, 19 de junho de 2019

Renda Passiva de maio de 2019

Já estamos próximos do fim de junho e aqui estou eu atualizando a renda de maio, atrasado pra variar.

Seguem os números referentes à renda passiva de maio, que foi a terceira maior da história da carteira.

RENDA PASSIVA DE MAIO DE 2019: R$ 3.605,35

RENDA ACUMULADA NO ANO DE 2019 (ATÉ MAIO DE 2019): R$ 15.408,96

VARIAÇÃO DA RENDA DE MAIO DE 2019 X MAIO DE 2018: +33,35%

VARIAÇÃO DA RENDA TOTAL PARCIAL DE 2019 X TOTAL 2018: +66,16%




Uma das coisas mais interessantes de notar é que a renda passiva parcial até maio além de superar e muito toda a renda passiva de 2016, ainda representou cerca de 81,43% de todos dividendos e rendimentos recebidos em 2017! O efeito de juros compostos + aportes mensais é incrível mesmo.

Também é legal ver que a renda passiva recebida ao longo deste ano tem sido mais do que suficiente para num caso de necessidade bancar meu atual padrão de vida e cobrir todas minhas despesas, e me coloca no que eu chamo de "primeiro estágio da independência financeira", que é basicamente quando os dividendos e rendimentos seriam capazes de bancar nosso custo de vida e padrão atual.

Porém, mesmo assim eu não pretendo parar, pois ainda me considero jovem para pendurar as chuteiras e também entendo que apesar dos dividendos cobrirem meu custo de vida atual, eu quero mais, até por margem de segurança mesmo.

Então, apesar de ter atingido os primeiros estágios da independência financeira, que dentro da fórmula de riqueza é quando sua taxa de riqueza chega e supera o 1 (renda passiva mensal / despesas mensais), vamos em frente, pois ainda é só o começo. :)

E vamos que vamos rumo à IF!

15 comentários:

  1. Muito bom, a estimativa de renda passiva para 2019 é de uns 40~50k?
    Muito legal ver seu resultado, quero ver se chego neste patamar em uns 2~3 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só 2-3 anos? Tá injetando muita grana na carteira né.
      Abraços,

      Excluir
    2. Fala Surfista! A meta principal este ano era atingir 36k de renda passiva, porém é claro que vou tentar bater nos 40k se possível, mas não será nada fácil continuar crescendo tanto na comparação, já que o segundo semestre de 2018 teve alguns efeitos ''não recorrents'' com dividendos pesados que não se repetirão este ano, mas vou tentar!

      Abs!!

      Excluir
  2. Parabéns pela conquista Viver e Dividendos, em maio já superou todo 2016. Inspirador!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o progresso. Tenho algumas dúvidas:

    1- pelo seu gráfico da p perceber que começou com bem pouca grana, se esse foi o caso começou com uma carteira focada em renda ou em valor?
    2 - Qual era a alocação de sua carteira? Até hoje é a mesma?
    3 - Existe algum lugar aqui no blog onde tem a carteira e os aportes?

    Abraços e parabéns pela evolução. Estamos juntos nesse processo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Responde ai chefe, vamos trocar figurinhas. Você demora de aparecer e quando aparece responde uma pergunta genérica .

      Excluir
    2. Fala desconhecido, tudo bem aí?

      Vamos às respostas:

      1 - Iniciei com pouca grana e uma carteira mesclada, com ações de dividendos e valor. Porém, ao longo do tempo aumentei bastante minha exposição em FIIs, sobretudo ao final de 2013, e aí comecei a gerar mais consistência na renda. Também passei a adotar o "método bazin" pra maior parte da carteira, concentrando mais em ativos com DY >6%.

      2 - A minha carteira hoje é bem diferente da inicial, que era focada apenas em ações. Hoje possuo a maior parte da carteira em FIIs, mas aos poucos estou voltando a elevar a exposição em ações.

      3 - Por questão de privacidade e segurança não abro esses dados, mas quanto à alocação, hoje tenho mais de 70% em FIIs! Posso dizer que venho aportando valores maiores desde 2017. A média histórica de aportes está na faixa dos R$ 2.100,00 aproximadamente.

      Valeu e vamos em frente!!

      Excluir
    3. Top demais mano. Parabéns, mais uma vez. Então a carteira está 100% em RV com concentração maior em fiis, aproximadamente 70-30. Bacana a escolha do método bazin. Eu to com a mesma estratégia a diferença é que não realizo o lucro e ainda tenho ações de valor junto com as de renda, mas minhas proporções são menores e tenho renda fixa. Mas estou recebendo muito pouco ainda de fiis, tenho recebido mais dividendos das ações do que dos fiis, acho que pela quantidade dos papeis na carteira, mas já to trabalhando para aumentar os fiis. Sucesso, um dia chego nessa renda passiva. Abraços,

      Excluir
  4. Show!! Qual teu patrimônio total pra essa renda passsiva?


    Abraços!!

    ResponderExcluir
  5. Fala cara, tudo certo?
    Seguinte: em quantos FIIs em media tu investe? Estou começando a investir em FIIs (já tenho carteira com açoes), e estou buscando maior retorno mensal, mas sem o risco de me expor muito em um ativo apenas.

    ResponderExcluir
  6. Cara, tá mais um gráfico pra comprovar o poder da bola de neve. Tb gosto do método Bazin de 6%, e tenho diminuído exposição em fiis por algum motivo. Mas msm assim seu crescimento foi bem rápido, tem como falar mais ou menos sua média de aporte mensal?
    Obrigado e que vc dobre logo essas barras do gráfico aí

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde amigo... Estou vendendo uma casa que tinha de aluguel e vou ter em maos 200 mil reais. Gostaria de saber se o seu patrimonio pra conseguir esses rendimentos esta muito acima disso, ou consigo algo parecido com esse montante que terei??... tbm quero investir em fiis pra receber uma renda mensal...

    Muito obrigado e parabens pela dedicacao e organizacao so seu blog.

    ResponderExcluir
  8. Quanto esta a sua valorizacao da carteira e quanto esta te rendendo ao mes em dividendos? 1%?

    ResponderExcluir
  9. Bacana ver a evolução da renda e do patrimônio, mais uma vez é comprovado o efeito da bola de neve.

    ResponderExcluir