sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Renda passiva de dezembro de 2018 e total do ano

Fala amigos, tudo bem com vocês? =)

Antes de tudo, deixo um feliz ano novo atrasado. Espero que esse ano seja muito bom para todos nós, em todos os aspectos.

2018 foi um ano bastante positivo em termos financeiros para mim, e no que diz respeito à trajetória da independência financeira, dei passos importantes, atingindo uma renda passiva recorde, que hoje já seria capaz de pagar todas minhas contas.

Claro que elas são pequenas, e isso ajuda, mas saber que hoje, se eu quisesse, eu poderia me virar apenas com a renda passiva, dá uma tranquilidade enorme! =D

Hoje eu vejo como a disciplina e o hábito fazem a diferença, e se hoje eu atingi este patamar, que na verdade ainda é pouco, mas tem uma importância enorme para mim, e sabemos que representa mais que a renda da maior parte da população, é porque todos esses anos eu me mantive disciplinado, e mesmo nos meses que não podia aportar, ou só sobrava muito pouco, algo como R$ 200 ou R$ 300,00, eu ainda assim aportava, para não perder o hábito!

Eu tenho certeza absoluta que qualquer um, tendo paciência, disciplina e se mantendo focado no seu objetivo, pode atingir a sua independência financeira. Mas claro, não é rápido, e o caminho não é fácil, sendo que muitas vezes é desanimador e dá até vontade de desistir.

Vejam ali na lateral do meu blog, por exemplo, no início, vários meses eu recebi centavos de dividendos ou meses que não recebia nada... Mas em vez de me desanimar, eu olhava esses centavos como os primeiros passos da independência financeira.

Pensava comigo mesmo em alguns meses que eu recebia alguns reais: "Já posso pagar uma compra na padaria! Já não passaria fome todos os dias!" hahah

E conforme essa cifra dos dividendos foi crescendo, ainda que lentamente, passei a pensar: "Agora já poderia fazer uma compra no supermercado e gastar uns 100 reais pra me sustentar uma semana, quem sabe", e assim por diante...

Eu via que cada mês que passava, mais um passinho eu dava rumo à independência financeira, e mesmo com muitas dificuldades e períodos difíceis, eu me mantive firme e forte.

Hoje, como eu disse, atingi um nível que conseguiria manter meu atual padrão de vida (simples) apenas com dividendos. Isso quer dizer que eu vou parar e viver só de dividendos? Não! Pois eu busco ainda muito mais, e também acho que ainda sou novo demais pra ficar parado e estagnado. rs

Tem também o fato de que esse dividendo médio de 2018 (que vocês verão abaixo) seria capaz de pagar meu padrão de vida hoje, mas um padrão simples, e caso um dia eu deseja ter uma família, filhos, etc, eu certamente precisaria de muito mais.

Por isso, nada de parar, e vamos seguir em frente. Quem sabe lá pela faixa dos 40 ou 50 eu então pense em parar, né?

Agora, sem mais delongas, vamos aos números de renda passiva de 2018, com a renda obtida em dezembro e também a renda total obtida no ano inteiro, que foi um recorde! \o/

RENDA PASSIVA DE DEZEMBRO DE 2018: R$ 4.212,08
RENDA ACUMULADA NO ANO DE 2018: R$ 27.813,30

VARIAÇÃO DA RENDA DE DEZEMBRO 2018 X DEZEMBRO 2017: +35,60%
VARIAÇÃO DA RENDA TOTAL DE 2018 X TOTAL 2017: +47%

Este valor total no ano representa uma média mensal de R$ 2.317,77, e portanto, um belo crescimento em relação aos R$ 1.576,00 médios atingidos em 2017. :) Seria bom ter um aumento desses todos os anos né? rs

Ressalto novamente que fico muito feliz com este valor atingido e espero que 2019 seja ainda melhor! Sei que não será tão fácil superar este valor, visto que 2018 foi um ano em que as empresas e os fiis pagaram muitos dividendos, mas reinvestindo todos os eles e seguindo forte nos aportes, espero conseguir superar!!

E vamos que vamos, rumo à IF!

Deixo abaixo a evolução da renda mensal dos meus dividendos e rendimentos, desde o início em 2010! Espero que esses dados sirvam de inspiração para os leitores do blog.

Abraços e um feliz 2019!









26 comentários:

  1. Parabéns!! Bela evolução da renda passiva!!

    ResponderExcluir
  2. Excelente amigo! O caminho é longo mas é gratificante chegar neste estágio de tranquilidade. Parabens e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza... Infelizmente ainda este patamar de dividendo não é recorrente, ainda.. Mas espero que logo seja, e supere rs.

      Abraços

      Excluir
  3. Parabéns pela evolução, conseguir esse percentual de aumento com esse patamar de renda não é tão fácil. Espero que 2019 seja desse jeito ou melhor.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente... Os aportes e os reinvestimentos foram fundamentais. Mas este ano deve ser difícil superar com tanta folga assim.. Espero que consiga...

      Abs

      Excluir
  4. Parabéns pela evolução!
    Dá gosto de ver o efeito do juros compostos + aportes!
    Sucesso

    ResponderExcluir
  5. Parabéns! Daqui pra frente é só alegria, olha o gráfico tomando forma exponencial!

    ResponderExcluir
  6. Feliz 2019 "Viver de dividendos" 2018 Realmente aumentou muito sua renda passiva. parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Meus sinceros parabéns, Viver de Dividendos.
    Realmente é inspirador, principalmente para pessoas como eu que começaram recentemente no mundo dos investimentos.
    Te desejo ainda mais sucesso em 2019.

    ResponderExcluir
  8. Alguem poderia me ajudar ? Tenho 17 anos e pretendo começar a investir em dividendos, tenho atualmente um capital de 10 mil, gostaria de dicas de empresas e o que fazer para futuramente obter uma renda semelhante a essa kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abra uma conta em uma corretora. Veja as recomendações e estude bem as empresas. E, principalmente, estude muito, leia muito sobre investimentos.

      Excluir
  9. É muito gratificante ver os números melhorando ano a ano, no meu caso também tive um avanço e tanto no ano de 2018. Parabéns pela disciplina, que vc possa continuar sua caminhada por muito tempo e que possa alcançar a tão sonhada independência financeira .
    Anderson

    ResponderExcluir
  10. Show! Parabéns pela evolução, conheci seu blog hoje!
    Vou ler inteiro desde o início.

    A título de curiosidade, qual o % de retorno na média mensal frente ao patrimônio investido nessa modalidade?

    Está retornando algo entre 0,5 e 0,7% ao mês?

    Estou tentando aumentar a renda passiva, sempre fui mais de renda fixa e investimentos errados, nos últimos tempos que direcionei melhor a coisa, mas no fundo ainda tenho uma preocupação com o retorno e renda, se a escolha é acertada etc etc

    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Tem como divulgar o montante de sua carteira de investimento e como esta dividida?

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde amigo...
    Parabéns pelos resultados!
    Você podia divulgar a carteira para termos noção de um caminho a seguir. Digo pois como inexperiente que sou gostaria muito de seguir seu exemplo...
    Grande abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também pensei a mesma coisa
      talvez uma orientação para quem busca a mesma coisa .

      Excluir
  13. Por curiosidade fica a seu critério, quanto desta renda passiva e de ações e quanto e fiis poderia dizer.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pela evolução. Tenho uma dúvida ali em 06/2010, não recebia quase nada, porque eu 09/2010 o valor aumentou tanto? Foi rendimento de outra classe de ativo não foi?
    Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dividendo da eletropaulo.. Eletropaulo era maluca, aí as vezes pagava umas porradas assim kkk

      Dava uma leve sensação de riqueza e depois voltava à pobreza haha

      Excluir
  15. Tem algum lugar aqui no blog que mostra a carteira? Outra dúvida tem algum local também que mostra o valor dos aportes?
    Abraços e parabéns pela evolução, estamos juntos na meta.

    ResponderExcluir
  16. Outra coisa ali o gráfico geral não está errado não? Diz que em 2010 você ganhou 24,19 de renda passiva, quando na verdade você ganhou bem mais de acordo com os dados apresentados do lado direito do site, de junho/2010 a dez/2010?

    Abraços,

    ResponderExcluir
  17. Boa noite!....Meu nome é Danilo!....estou interessado começar a investir em fiis...quais dicas vc me daria?.....muito bom blog...abraç
    os!

    ResponderExcluir
  18. Quem não deseja ter renda passiva, na bolsa de valores existe varias maneiras de ter so e preciso saber investir boa matéria

    ResponderExcluir
  19. Olá você ainda coloca novidades no blog? Estou vendo agora em 05/2020
    Não vi nada referente a esse ano!

    ResponderExcluir