sábado, 21 de setembro de 2019

Renda passiva de julho de 2019

Super atrasado postando :D mas tudo bem, antes tarde do que nunca, vamos aos números de julho:


RENDA PASSIVA DE JULHO DE 2019: R$ 4.121,43

RENDA ACUMULADA NO ANO DE 2019 (ATÉ JULHO DE 2019): R$ 22.290,47

VARIAÇÃO DA RENDA DE JULHO DE 2019 X JULHO DE 2018: +47,13%

VARIAÇÃO DA RENDA TOTAL PARCIAL DE 2019 X TOTAL 2018: +60,61%

Até julho do ano passado eu havia recebido no ano cerca de R$ 13.878,00 em dividendos e rendimentos, e portanto meus proventos já estão 60,6% maior que no ano passado!

Devo encerrar o ano com dividendos bem acima dos de 2018, porém o ritmo de crescimento deve diminuir cada vez mais, já que o volume fica maior e também a base de comparação é mais difíci...

Daqui uns dias volto para postar o de agosto, e em seguida o de setembro! 

:D abraços e rumo à IF!

segunda-feira, 8 de julho de 2019

Renda passiva de junho de 2019

Mais um mês ficou para trás, e como de costume, deixo aqui a atualização da renda passiva obtida no mês de junho de 2019, bem como a renda passiva acumulada até final de junho de 2019!

Vamos aos números:

RENDA PASSIVA DE JUNHO DE 2019: R$ 2.760,20

RENDA ACUMULADA NO ANO DE 2019 (ATÉ JUNHO DE 2019): R$ 18.169,04

VARIAÇÃO DA RENDA DE JUNHO DE 2019 X JUNHO DE 2018: +53%

VARIAÇÃO DA RENDA TOTAL PARCIAL DE 2019 X TOTAL 2018: +64%

Este mês a renda teve uma boa queda em relação à renda de maio, pelo fato de que neste mês de junho basicamente só os FIIs pagaram, enquanto em maio várias ações pagaram e ajudaram o resultado.

De qualquer forma, a evolução no ano contra ano de 53% eu considero muito boa, e no ano os +64% estão sensacionais. Porém, como o segundo semestre de 2018 foi muito forte, por causa de XPOM11 (que este ano não pagará quase nada), dificilmente vou conseguir manter taxas tão elevadas de crescimento de dividendos...

Considero que um avanço de 30% no ano seria já excelente, mas obvio que vou tentar buscar mais que isso!

Abraços e vamos que vamos rumo à IF!!





quarta-feira, 19 de junho de 2019

Renda Passiva de maio de 2019

Já estamos próximos do fim de junho e aqui estou eu atualizando a renda de maio, atrasado pra variar.

Seguem os números referentes à renda passiva de maio, que foi a terceira maior da história da carteira.

RENDA PASSIVA DE MAIO DE 2019: R$ 3.605,35

RENDA ACUMULADA NO ANO DE 2019 (ATÉ MAIO DE 2019): R$ 15.408,96

VARIAÇÃO DA RENDA DE MAIO DE 2019 X MAIO DE 2018: +33,35%

VARIAÇÃO DA RENDA TOTAL PARCIAL DE 2019 X TOTAL 2018: +66,16%




Uma das coisas mais interessantes de notar é que a renda passiva parcial até maio além de superar e muito toda a renda passiva de 2016, ainda representou cerca de 81,43% de todos dividendos e rendimentos recebidos em 2017! O efeito de juros compostos + aportes mensais é incrível mesmo.

Também é legal ver que a renda passiva recebida ao longo deste ano tem sido mais do que suficiente para num caso de necessidade bancar meu atual padrão de vida e cobrir todas minhas despesas, e me coloca no que eu chamo de "primeiro estágio da independência financeira", que é basicamente quando os dividendos e rendimentos seriam capazes de bancar nosso custo de vida e padrão atual.

Porém, mesmo assim eu não pretendo parar, pois ainda me considero jovem para pendurar as chuteiras e também entendo que apesar dos dividendos cobrirem meu custo de vida atual, eu quero mais, até por margem de segurança mesmo.

Então, apesar de ter atingido os primeiros estágios da independência financeira, que dentro da fórmula de riqueza é quando sua taxa de riqueza chega e supera o 1 (renda passiva mensal / despesas mensais), vamos em frente, pois ainda é só o começo. :)

E vamos que vamos rumo à IF!

domingo, 26 de maio de 2019

Renda Passiva de abril de 2019

Fala amigos, tudo bem? :)

Como prometido, ainda que atrasado, publico hoje minha renda passiva referente ao mês de abril..

Neste mês a minha renda passiva sofreu uma queda na comparação com abril de 2018 pelo fato principalmente de que os dividendos de Unipar caíram bastante na comparação, e eu também vendi IRBR3, que pagou em abril de 2018...

Mesmo com essa queda na comparação de abril, a renda acumulada no ano segue acima de 2018, e maio deve finalizar como um mês bom, acima de maio de 2018 pelos dados preliminares. :)

Seguem abaixo os números referentes ao mês de abril de 2019 e o acumulado no ano:

RENDA PASSIVA DE ABRIL DE 2019: R$ 2.371,62

RENDA ACUMULADA NO ANO DE 2019 (ATÉ ABRIL DE 2019): R$ 11.803,61

VARIAÇÃO DA RENDA DE ABRIL DE 2019 X ABRIL 2018: -5,82%

VARIAÇÃO DA RENDA TOTAL PARCIAL DE 2019 X TOTAL 2018: +79,66%


Legal também notar que a renda acumulada até final de abril de 2019 já supera toda a renda acumulada em 2016, mostrando o poder dos fantásticos juros compostos, além claro, da disciplina de seguir economizando e aportando.

Deixo abaixo um gráfico mostrando a evolução anual dos meus dividendos, junto do resultado parcial acumulado em 2019. 

Abs e seguimos marchando rumo à IF!





domingo, 5 de maio de 2019

Renda passiva de março de 2019

Novamente bem atrasado, mas como costumo dizer, antes tarde do que nunca né. :)

E apesar da demora, o plano de independência financeira segue ininterrupto. Vamos em frente.

Sem mais delongas, vamos aos números de março deste ano:

RENDA PASSIVA DE MARÇO DE 2019: R$ 2.702,10


RENDA ACUMULADA NO ANO DE 2019 (ATÉ MARÇO DE 2019): R$ 9.431,99

VARIAÇÃO DA RENDA DE MARÇO DE 2019 X MARÇO 2018: +97,5%
VARIAÇÃO DA RENDA TOTAL DE 2019 X TOTAL 2018: +132,9%


No mês de março o destaque da renda passiva foi o Itaú, que pagou mais de R$ 1,70 por ação e ajudou muito.

Lembrando que sigo aportando forte mês a mês e reinvestindo todos os dividendos.

Apesar de apenas o reinvestimento de dividendos proporcionar o efeito de crescimento exponencial dos dividendos, o efeito dos aportes + reinvestimentos é o mais forte de todos.

Por isso, se você puder aportar, aporte. E o máximo possível. Vai acelerar bastante sua trajetória.

E vamos que vamos rumo à IF.

Daqui uns dias ou semanas eu posto a renda de abril.

Até mais.

sexta-feira, 29 de março de 2019

Renda passiva de fevereiro de 2019

Ok, estou bem atrasado, mas antes tarde do que nunca né. :)

Sem mais delongas, vamos aos números de fevereiro.

RENDA PASSIVA DE FEVEREIRO DE 2019: R$ 2.720,11


RENDA ACUMULADA NO ANO DE 2019 (ATÉ FEVEREIRO): R$ 6.729,89

VARIAÇÃO DA RENDA DE FEVEREIRO DE 2019 X FEVEREIRO 2018: +102,3%
 
VARIAÇÃO DA RENDA TOTAL DE 2019 X TOTAL 2018: +150,86%
 

Apesar desse avanço "monstruoso" da renda neste começo do ano, esse ritmo não deve continuar, principalmente pq a renda de abril em diante do ano passado foi muito forte, dificultando bastante a comparação. :( mas seguirei tentando elevar a renda passiva no maior ritmo possível, sem é claro prejudicar a qualidade da carteira...
 
Ah, um outro ponto é que infelizmente abril deve ser fraco, pois os FIIs hoje anunciaram uma renda meia boca de modo geral, e a TAEE11 anunciou que deve pagar um dividendo bem menor também em abril... Então superar os 2500 de abril de 2018 será muito difícil, mas vamos tentando.
 
Daqui uns dias eu posto a renda de março. :)
 
Antes de encerrar o post, como boa parte dos FIIs divulgaram os dividendos hoje e muita gente não sabe onde buscar os números, vou deixar aqui os rendimentos dos FIIs, que a Suno Research compilou em uma tabela que ajuda bastante: https://www.sunoresearch.com.br/noticias/confira-os-dividendos-anunciados-pelos-principais-fundos-imobiliarios/
 
Obrigado, e vamos que vamos, rumo À IF!

sábado, 16 de fevereiro de 2019

Renda passiva de janeiro de 2019

Olá amigos , tudo bem com vocês? :)

Depois de novamente uma demora (pra variar...) venho postar os pingados referentes a janeiro de 2019, onde basicamente comecei com o pé direito, e a renda foi a segunda maior da história, perdendo apenas pra dezembro. :D

Como nesse janeiro BBSE3 pagou um não recorrente relativo à venda de uma participação societária, e além disso, os ativos BBVH e PORD11 (FIP e FII) pagaram, (eles pagam a cada 6 meses), então esse mês acabou sendo quase um recorde.

Já fevereiro tá bem mais fraco, mas ainda assim deve finalizar beem acima de fevereiro de 2018. Esse é o poder da disciplina dos aportes e do reinvestimento dos dividendos: crescimento exponencial!

A renda no ano não será fácil superar a de 2018, por conta principalmente do IGP-M que tá sendo reduzido, mas farei de tudo, com aportes e reinvestimentos de dividendos, e alocações eficientes, para superar. =D

Seguem abaixo os meus números de janeiro de 2019 e do ano de 2019 parcial:

RENDA PASSIVA DE JANEIRO DE 2019: R$ 4.009,78

RENDA ACUMULADA NO ANO DE 2019: R$ 4.009,78

VARIAÇÃO DA RENDA DE JANEIRO DE 2019 X JANEIRO 2018: +199,7%
VARIAÇÃO DA RENDA TOTAL DE 2019 X TOTAL 2018: +199,7%
 
Como vimos, obtive um crescimento de 199,7% na renda passiva de janeiro em relação a janeiro de 2018, o que foi muito forte, muito acima do que eu mesmo esperava, mas claro, foi impactada por eventos pontuais, que não se repetirão nos meses seguintes (só em julho que PORD11 e BBVH pagam).
 
Mesmo assim, fico muito feliz de ter atingido esse objetivo, e mesmo sabendo que a base comparativa dos dividendos é difícil, farei de tudo para continuar crescendo!
 
Abaixo eu deixo um gráfico da evolução da renda passiva anua, onde vocês podem perceber que apenas o janeiro deste ano já supera toda a renda acumulada no ano de 2013, e representa 86% de toda a renda obtida em 2014!
 
 
 Fazendo um spoiler, com os dividendos que já recebi em fevereiro até o momento, que já somam quase R$ 2K (tem ainda mais um pouquinho pra entrar...) eu já começo a me aproximar de toda a renda obtida em 2015.
 
Vamos que vamos e rumo à IF!

sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Renda passiva de dezembro de 2018 e total do ano

Fala amigos, tudo bem com vocês? =)

Antes de tudo, deixo um feliz ano novo atrasado. Espero que esse ano seja muito bom para todos nós, em todos os aspectos.

2018 foi um ano bastante positivo em termos financeiros para mim, e no que diz respeito à trajetória da independência financeira, dei passos importantes, atingindo uma renda passiva recorde, que hoje já seria capaz de pagar todas minhas contas.

Claro que elas são pequenas, e isso ajuda, mas saber que hoje, se eu quisesse, eu poderia me virar apenas com a renda passiva, dá uma tranquilidade enorme! =D

Hoje eu vejo como a disciplina e o hábito fazem a diferença, e se hoje eu atingi este patamar, que na verdade ainda é pouco, mas tem uma importância enorme para mim, e sabemos que representa mais que a renda da maior parte da população, é porque todos esses anos eu me mantive disciplinado, e mesmo nos meses que não podia aportar, ou só sobrava muito pouco, algo como R$ 200 ou R$ 300,00, eu ainda assim aportava, para não perder o hábito!

Eu tenho certeza absoluta que qualquer um, tendo paciência, disciplina e se mantendo focado no seu objetivo, pode atingir a sua independência financeira. Mas claro, não é rápido, e o caminho não é fácil, sendo que muitas vezes é desanimador e dá até vontade de desistir.

Vejam ali na lateral do meu blog, por exemplo, no início, vários meses eu recebi centavos de dividendos ou meses que não recebia nada... Mas em vez de me desanimar, eu olhava esses centavos como os primeiros passos da independência financeira.

Pensava comigo mesmo em alguns meses que eu recebia alguns reais: "Já posso pagar uma compra na padaria! Já não passaria fome todos os dias!" hahah

E conforme essa cifra dos dividendos foi crescendo, ainda que lentamente, passei a pensar: "Agora já poderia fazer uma compra no supermercado e gastar uns 100 reais pra me sustentar uma semana, quem sabe", e assim por diante...

Eu via que cada mês que passava, mais um passinho eu dava rumo à independência financeira, e mesmo com muitas dificuldades e períodos difíceis, eu me mantive firme e forte.

Hoje, como eu disse, atingi um nível que conseguiria manter meu atual padrão de vida (simples) apenas com dividendos. Isso quer dizer que eu vou parar e viver só de dividendos? Não! Pois eu busco ainda muito mais, e também acho que ainda sou novo demais pra ficar parado e estagnado. rs

Tem também o fato de que esse dividendo médio de 2018 (que vocês verão abaixo) seria capaz de pagar meu padrão de vida hoje, mas um padrão simples, e caso um dia eu deseja ter uma família, filhos, etc, eu certamente precisaria de muito mais.

Por isso, nada de parar, e vamos seguir em frente. Quem sabe lá pela faixa dos 40 ou 50 eu então pense em parar, né?

Agora, sem mais delongas, vamos aos números de renda passiva de 2018, com a renda obtida em dezembro e também a renda total obtida no ano inteiro, que foi um recorde! \o/

RENDA PASSIVA DE DEZEMBRO DE 2018: R$ 4.212,08
RENDA ACUMULADA NO ANO DE 2018: R$ 27.813,30

VARIAÇÃO DA RENDA DE DEZEMBRO 2018 X DEZEMBRO 2017: +35,60%
VARIAÇÃO DA RENDA TOTAL DE 2018 X TOTAL 2017: +47%

Este valor total no ano representa uma média mensal de R$ 2.317,77, e portanto, um belo crescimento em relação aos R$ 1.576,00 médios atingidos em 2017. :) Seria bom ter um aumento desses todos os anos né? rs

Ressalto novamente que fico muito feliz com este valor atingido e espero que 2019 seja ainda melhor! Sei que não será tão fácil superar este valor, visto que 2018 foi um ano em que as empresas e os fiis pagaram muitos dividendos, mas reinvestindo todos os eles e seguindo forte nos aportes, espero conseguir superar!!

E vamos que vamos, rumo à IF!

Deixo abaixo a evolução da renda mensal dos meus dividendos e rendimentos, desde o início em 2010! Espero que esses dados sirvam de inspiração para os leitores do blog.

Abraços e um feliz 2019!