sexta-feira, 15 de julho de 2016

ATUALIZAÇÃO DO BLOG, RENDA PASSIVA MENSAL DESDE 2011

Olá amigos, fiz recentemente uma atualização no blog colocando na parte lateral da página todos meus dividendos e proventos recebidos desde o meu inicio, final de 2011. Calculei todos os rendimentos no extrato, foi um tanto trabalhoso, mas resolvi colocar, até porquê eu mesmo não tinha os dados assim de mês a mês.

Fiquei surpreendido com a evolução, embora tenha umas distorções absurdas, como foi Maio de 2012 onde a ELPL4 pagou uma porrada de dividendos antes de praticamente falir, aí acabei recebendo mais de mil reais aquele mês, sendo que a renda passiva média era MUUITO inferior. Se eu pudesse voltar no tempo teria vendido ELPL logo após esse rendimento, pois depois daí ela praticamente não pagou mais nada, e a empresa foi totalmente destruída.

Tirando esse efeito falso da ELPL, a evolução foi sensacional, pois nos primeiros meses eu recebia bem pouquinho, alguns meses não recebia nada, depois conforme fui aportando, reinvestindo dividendos e realocando a carteira focando mais renda passiva, a renda vai ficando aos poucos mais estável e crescente.

É muito gratificante ver a evolução da renda nesta magnitude (apesar que pra muitos é bem pouco), já que meus aportes nunca foram muito altos, sempre aportei menos de R$ 1.000,00, alguns meses não aportei nada (como é o caso de alguns meses deste ano) e mesmo assim a renda passiva evoluiu muito bem, isso só aumenta o ânimo de continuar investindo e de querer aportar mais e mais.

Enfim, quem quiser ver a evolução da minha renda passiva basta verificar na lateral direita do blog, eu estarei atualizando todos os meses de agora em diante...

Obrigado amigos e bons investimentos!!!

9 comentários:

  1. Excelente, como seu foco é renda passiva fica mais fácil pra galera acompanhar. Uma dúvida: eu imagino que vc seja um acumulador de ativos e não opere comprando e vendendo. Se é assim, porque é que existe tanta sobe e desce nos rendimentos ao invés de uma constância? Me desculpa se for besta a pergunta. Abraços!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pobre zen, obrigado pelo comentário! Realmente, ficou bastante instável esses rendimentos, né? Eles não estão crescendo em linha reta, tem meses que não entravam nada e meses que entrava bastante... A verdade é que minha carteira lá no inicio era formada praticamente apenas por ELPL4, VALE5 e BBAS3, depois eu comprei ugpa, ambev e trpl4, acontece que como você deve saber, as empresas não pagam todos os meses, então alguns meses entrava muito pouco de dividendo ou nenhum, e nesses meses o que eu fazia pra tentar remunerar minha carteira era coloca-la para aluguel, assim alguns meses eu recebia uns 10-15 reais de alugueis, 20 reais em alguns, e isso não deixava minha renda zerar.

      Tinha empresas também que só pagavam 2 vezes por ano, por isso quando essa empresa pagava, causava um crescimento desproporcional nos rendimentos.

      Ali por exemplo em Janeiro de 2012, eu recebi se não me engano apenas alugueis das ações que eu disponibilizava no BTC, por isso foi de apenas 19,42, se não me engano recebi um dividendo de 7 ou 8 reais também este mês. Depois em fevereiro recebi dividendos do BBAS, da UGPA, que jogou pra cima a média, depois em março e abril BBAS pagou de novo, vale pagou bem, ambev também... Aí em maio foi um absurdo pois a elpl pagou tudo junto algo em torno de 7 reais por ação, só ali eu ganhei uns 900 reais, foi absurdo total... Essa época também eu tava fazendo aportes bons, na faixa de 2k, então eu consegui aumentar bastante meus ativos, o que foi jogando minha renda pra cima em alguns meses que pingavam os dividendos...

      No geral é isso. Nesses cálculos não estão incluídos trades nem nada, pois nunca fui de fazer isso. Apenas dividendos mesmo

      Abraços!!

      Excluir
    2. Obrigado pela explicação LoD. Estou pesquisando primeiramente sobre renda fixa e os ganhos são mais constantes, então só queria entender mesmo. Obrigado!

      Excluir
    3. Zen, como no começo eu tinha apenas ações, ai ficava tudo inconstante, e a elpl piora ainda pois ela pagava uma porrada de dividendos as vezes e depois nao pagou mais nada, pois quase quebrou.

      Hoje com fundos imobiliarios meus rendimentos são bem mais constantes...

      Abraços!!

      Excluir
  2. Meus parabens pela evoluçao de seus investimentos, vc é a prova que devagar e sempre a gente chega la

    ResponderExcluir
  3. Fala LoD. Te adicionei ma minha lista! Valeu pela parceria! Tamo junto! Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *na minha lista.

      Ps.: Estou com ELPL4 dei uma surfada boa nessa alta recente dela nesse mês! Ganhei uns milzinho. Estou aumentando minha exposição aos poucos.

      Excluir
    2. Olá Self, valeu por adicionar... Parabéns pelos ganhos em ELPL, muito bom...

      TAMOJUNTO

      Excluir