quarta-feira, 6 de julho de 2016

Por quê se importar mais com a renda passiva do que com o patrimônio?

Olá amigos, tudo bem com vocês?? hoje vou escrever sobre o motivo de eu não focar no patrimônio e nem divulgá-lo aqui justamente por achar irrelevante.

O motivo é simples e óbvio; meu objetivo é viver de dividendos e de renda passiva, logo, ficar apenas querendo fazer o patrimônio crescer a qualquer custo, para mim, não faz sentido algum, já que eu não pretendo vender ativos do patrimônio para me sustentar, pretendo tirar todo o meu sustento da minha renda de proventos, essa sim eu coloco como objetivo aumentá-la o máximo possível.

Outro ponto é que o patrimônio quando alocado em renda variavel (como é o meu) oscila muito, e se você não pretende vender, tanto faz ele cair ou subir, como eu não costumo vender ativos, para mim tanto faz. Por exemplo, se eu tiver 1 milhão e esse 1 milhão estiver gerando 2 mil reais mensais em proventos, para mim essa carteira é um verdadeiro lixo e não vale porra nenhuma. Na minha opinião o patrimônio mais valioso é o que gera a maior renda.

Hoje eu me sinto orgulhoso de ver que meu patrimônio mesmo não sendo muito grande, gera mais renda que muitos imóveis, e etc. Por exemplo, vejo muitos apartamentos de 2 dormitorios em bairros comuns brasil a fora, gerando cerca de R$ 650 em aluguéis, no máximo R$ 750, aí você vai ver o valor de venda desses imóveis, é algo superior a 200k, ou seja, uma rentabilidade de menos de 0,40% a.m, uma grande porcaria!

Na minha opinião o patrimônio crescer é consequencia de uma carteira vaca leiteira que gera muita renda e essa renda quando reaplicada, gera crescimento patrimônial. A verdade é que um patrimônio que não gera renda passiva relevante é um patrimônio que não é capaz de lhe dar liberdade financeira, é um patrimônio que te mantém escravo do trabalho...

Acho que acabei falando demais, mas em geral era isso que eu queria expor. Abraços!!!

15 comentários:

  1. Olá!

    concordo com sua lógica, acho válida!


    acredito que a galera poste o patrimônio mais como forma de se motivar mesmo, criando uma espécie de competição saudável na blogosfera de finanças.

    Bom, vou seguir seu blog, tmj!

    ResponderExcluir
  2. Entendi pobre, acho que é isso mesmo, mas eu particularmente prefiro não expor meu patrimônio, primeiramente por questão de segurança e privacidade, e segundo para não dar muito ênfase. Por exemplo, não quero criar esta expectativa enorme de atingir 1 milhão por exemplo, ou qualquer outro valor, ao contrário, quero sim é que minha renda passiva aumente progressivamente sem parar. Mas respeito quem foque no patrimônio, é questão de estratégia.

    Valeu por seguir!! E novamente, o nome do seu blog é muito bom kkkk

    ResponderExcluir
  3. Também concordo com essa maneira de pensar. Focar sempre nos rendimentos passivos para gerar um efeito bola de neve no patrimônio. Vou acompanhar as postagens a partir de agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Observador! Acho que o crescimento patrimônial é consequencia de uma carteira bem gerida com bons rendimentos passivos que possibilitam o maior efeito dos juros compostos. Além disso, não adianta ter 1 milhão e fazer ele te gerar renda de 500 reais por mês, né?

      Abração e valeu!!!

      Excluir
  4. Raciocinio legal, vejo muita gente só falando dos valores e estabelecendo valores como objetivo, mas o ideal é retirar o sustento apenas dos dividendos mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esta é a idéia. Eu não importo se meu patrimônio não é tão grande ou nem cresce tanto, o que quero são dividendos crescentes =))

      Excluir
  5. Olha o pobretão por exemplo, tem uma fortuna mas q nao rende porra nenhuma. fracasso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simplesmente porque ele não recebe o dinheiro 'pingando' na corretora ele é fracassado? Acorda cara...

      Tenho 60% da carteira em ativos que não 'pingam' nada na conta... e a rentabilidade é MUITO boa...

      E respeito a quem já tem quase meia milha na conta...

      Excluir
    2. Sim, dinheiro que não pinga é lixo pois se vc tiver que resgatar vai diluir o patrimonio. dinheiro em rf se vc sacar vc destrói seu patrimonio pela inflação. Pobretão não sabe investir, nunca soube, ele só é bom em guardar dinheiro, acorda!!

      Excluir
    3. Cada um tem sua maneira de investir, eu respeito a estratégia de qualquer um, mas a que mais me identifico é a de renda mensal passiva, já que não pretendo sacar do patrimonio meu sustento no futuro.

      O pobreta tem um belo patrimonio e se está com tudo em RF possui uma boa renda passiva também, a diferneça é que ela nao pinga na conta hehe

      Excluir
    4. O pobreta é um lixo cuckold, junta dinheiro pra no fim torrar tudo com merdalher

      Excluir
  6. Muito interessante essa forma de pensar.

    Qual seria a melhor maneira de conseguir uma boa renda passiva com um patrimônio não tão grande?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que FIIs sendo comprados em corretoras que não cobram corretagem são um ótimo meio de início da jornada...

      Por aí vc vê em blogs os 'queridos' da galera... dá pra ter uma boa base...

      Excluir
    2. Irmão e anon, bem vindos e obrigado por comentarem!

      Sobre a melhor maneira de conseguir uma renda passiva com um patrimônio não tão grande, acredito que seja investindo em FIIs e ações de dividendos ou FIP. Tem algumas ações por aí com um payout elevado e DY elevado, acredito serem boas apostas, fora os FIIs, tem muito FII bom por aí rendendo de 9 a 15% a.a, os de papel rendem mais pq são renda fixa, mas os de tijolo são ativos reais, portanto rendem menos, mas são boas pedidas...

      Minha carteira possui ações e FIIs, mas to de olho em FIP também

      Abraçosss!!!!

      Excluir
    3. Obrigado pelas repostas Anon e Living, foram de grande ajuda.

      Abs!

      Excluir